f

Conservas em lata:
Mitos da alimentação

Nem tudo o que parece é! Vamos falar melhor sobre vegetais enlatados?

As conservas em lata estão envoltas em alguns mitos urbanos sobre não serem tão saudáveis,

terem corantes e conservantes e um sabor diferente dos alimentos frescos.

Mas é altura de repor algumas verdades e desconstruir os mitos sobre as conservas!

aditivos

alimentos processados

Valor Nutricional

Água Cozedura

Contaminação

MITO DAS CONSERVAS

ADITIVOS
grão Compal sem aditivos

"O mito": As conservas contêm sempre aditivos alimentares. É impossível que uma conserva possa durar tanto tempo sem recurso a aditivos, nomeadamente conservantes.

ADITIVOS

A Verdade
das Conservas

As conservas de vegetais Compal da Horta podem armazenar-se durante longos períodos de tempo devido ao método físico de conservação que se utiliza: a esterilização. A esterilização dos alimentos é uma prática secular que se baseia na utilização de temperaturas elevadas para eliminar qualquer microrganismo suscetível de degradar a conserva ou de causar danos para a saúde dos consumidores. O calor utilizado neste processo serve também para cozinhar os vegetais dentro da embalagem. Através da esterilização conseguimos garantir a segurança alimentar das nossas conservas sem recorrer a aditivos como conservantes.

MITO DAS CONSERVAS

ALIMENTOS PROCESSADOS
conservas naturais

"O mito": As conservas são alimentos muito processados.

ALIMENTOS PROCESSADOS

A Verdade
das Conservas

As conservas de vegetais Compal da Horta são produzidas apenas com processos físicos, seguindo um método semelhante ao tipicamente utilizado na casa das nossas avós para cozinhar vegetais secos: primeiro são hidratados e depois cozidos em água e sal. A diferença está na embalagem e no método de conservação, que é a esterilização. Este processo utiliza calor para cozinhar os alimentos e eliminar microrganismos, garantindo a segurança e estabilidade das conservas até serem consumidas. Industrialmente, utilizamos equipamentos chamados "autoclaves" que quase podemos equiparar à panela de pressão que todos temos em nossa casa!

MITO DAS CONSERVAS

Valor Nutricional
Nutrientes das conservas

"O mito": Por serem alimentos industrializados, as conservas têm menor valor nutricional do que os vegetais frescos ou secos.

Valor Nutricional

A Verdade
das Conservas

As leguminosas Compal da Horta, como o feijão e o grão-de-bico, podiam ser cozinhadas pelas nossas avós, através do seu método caseiro, apenas com água e sal, geralmente em panela de pressão. Para tornar o processo mais simples, na produção industrial, utilizamos autoclaves assegurando que o processo de cozedura das leguminosas é semelhante ao método caseiro. Por isso, nutricionalmente, não existem diferenças entre as nossas leguminosas em lata e as leguminosas que são cozinhadas em casa! Quanto aos produtos de tomate, o calor pode levar à perda de vitamina C, mas aumenta a biodisponibilidade de licopeno, um antioxidante encontrado principalmente no tomate.

MITO DAS CONSERVAS

Água da Cozedura
Conservas com apenas água e sal

"O mito": As conservas de vegetais têm menor valor nutricional comparativamente com os vegetais frescos ou secos.

Água da Cozedura

A Verdade
das Conservas

As conservas de vegetais Compal da Horta são cozinhadas apenas com água e sal (exceto o feijão-preto, ervilhas com cenoura e cogumelos). Por isso, não é necessário passar por água antes de os consumir. Inclusive, a água de cozedura pode ser utilizada nos cozinhados (sopa, estufados, entre outros) dando-lhes mais sabor e aportando os nutrientes que passaram para a água durante a confeção das leguminosas. Este líquido pode também ser utilizado para preparar receitas mais inesperadas. É possível, por exemplo, fazer uma versão vegan de "claras em castelo" utilizando a água de cozedura do grão-de-bico (também conhecida como aquafaba). Este é ou não é um verdadeiro mistério desvendado?

MITO DAS CONSERVAS

Contaminação
Qualidade das latas Compal

"O mito": O metal utilizado nas latas de conserva passa para os alimentos, contaminando-os com substâncias que podem ser perigosas.

Contaminação

A Verdade
das Conservas

As nossas latas, fundos e tampos são internamente revestidos por vernizes devidamente aprovados pela legislação europeia para contacto com alimentos, não existe contacto do produto com o aço das latas.

Não existem migrações de componentes metálicos nem dos vernizes para o produto, que possam colocar em causa a saúde humana ou de transmitir sabor ou odor ao produto enlatado.